O circuito de Saneamento Rural e Segurança Alimentar e Nutricional da Emater-DF na AgroBrasília 2023 apresenta tecnologias simples e eficientes no combate às impurezas da água que podem trazer doenças para a família do trabalhador e para a produção agrícola. Trata-se de tecnologias de tratamento da água com clorador e tratamento de esgoto doméstico com uso de biodigestor, equipamentos fáceis de ser instalados em residências rurais e que garantem uma água limpa e saudável.
Segundo a nutricionista Danielle Amaral, da Emater-DF, os escritórios locais da empresa sempre demandam por análise de água não só do consumo das famílias mas para regularização da agroindústria . A água contaminada pode trazer doenças ao produtor e sua família e ser um contaminante no processamento de alimentos.
Pensando nisso, a Emater-DF oferece, no circuito do saneamento, um equipamento simples, que pode ser instalado em residências e com a ajuda do cloro pode purificar a água consumida nas residências. “O custo da ferramenta não chega a R$ 300 reais. “Vamos demonstrar a facilidade de montar o equipamento e como utilizar em casa”, acrescenta Danielle, uma das coordenadoras do circuito.
Outra tecnologia simples e com menos custo a ser apresentada no circuito será o tratamento de esgoto doméstico com biodigestor. Trata-se de um compartimento fechado onde ocorre a decomposição de matéria orgânica, que é digerida por bactérias.
“Nas áreas rurais, onde não há tratamento adequado do esgoto, o equipamento adquire importância, uma vez que trata os efluentes produzidos pelas famílias rurais evitando que dejetos contaminem o solo, os corpos d’água subterrâneos e os alimentos produzidos no Distrito Federal, contribuindo para a preservação ambiental, para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida do morador do campo”, explica a extensionista rural e economista doméstica Ana Paula Rosado.
Serviço – AgroBrasília 2023
Data: Até este sábado (27 de maio)
Horario: 8h30 às 17h
Loca: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – BR 251, km5, núcleo rural PAD-DF
Acesso livre
Fonte: Emater – DF