Nova alternativa aos biocidas orgânicos
Melhora o controle microbiano em amônia
Economia de custos operacionais – Mais de US$ 240 mil por ano
Desafio do Cliente
Um grande fabricante de semicondutores queria aumentar a segurança das instalações e atender às limitações de conformidade de armazenamento químico, reduzindo produtos químicos perigosos armazenados no local para tratamento de água de resfriamento.
A fábrica utiliza águas residuais carregadas de amônia das operações de ferramentas como água para as torres de resfriamento.
A amônia na água residuais é estimada em 2-4 ppm. Utilizar a água residuais como torre de resfriamento é benéfico para diminuir a descarga de águas residuais e o consumo de água doce, mas também apresenta
um desafio substancial na adaptação de um regime adequado de tratamento biocida para controle microbiológico.
A amônia, quando presente em águas do sistema de resfriamento, é frequentemente pensada para interferir na eficácia da inativação microbiana de biocidas oxidantes. Os operadores que usam águas contendo amônia para sistemas de resfriamento muitas vezes empregam uma mistura de oxidação e biocidas não oxidantes devido a esse preconceito. Oxidante misto, no entanto, pode reagir com a amônia presente na água, para criar monocloraminas, que juntamente com o traço cloro-oxigênio espécies, é altamente eficaz no controle das populações microbianas em águas do sistema de resfriamento.
Design de estudo
O cliente encomendou um MIOX®60 para as torres de resfriamento de 11 células na instalação do fabricante de semicondutores. O sistema de oxidante misto MIOX® (MOS) substituiu o regime de tratamento anterior de hipoclorito de sódio continuamente dosado e bromo por isothiazolina dosada de lesma e glutaraldeído.
A validação da eficácia do sistema de ® MIOX para o tratamento da água foi realizada mediante a realização de um extenso estudo dos desfechos do processo de tratamento durante as primeiras semanas de utilização do sistema no local. O estudo foi realizado de janeiro a julho de 2014, com as primeiras 11 semanas do estudo utilizando o regime de tratamento biocida anteriormente existente e as 18 semanas seguintes utilizando apenas oxidante misto.
Vantagemdo ® MIOX
Solução Oxidante Mista gerada no local a partir de cloreto de sódio (sal) fornece uma solução atraente para biocidas concentrados. MOS é gerado no local por
passando uma solução de salmoura de 3% através de uma célula eletrolítica onde a solução de salmoura é convertida em um poderoso oxidante consistindo de hipoclorito de sódio (alvejante) e e traçar espécies de cloro-oxigênio. O MOS é gerado com uma concentração gratuita de cloro disponível (FAC) de 0,5 % e um pH de 9,0.
Localização
Maior Fabricante de Semicondutores, EUA
Contato
Steve Garcia – Desenvolvedor de Negócios, De Nora steve.garcia@denora.com
Equipamento
MIOX® 60
Solução Oxidante Mista (MOS)
Desinfecção anterior
Hipoclorito de Sódio + bromina Isothiazolina
Glutaraldeído
Algaecida
Resultados
O oxidante misto é altamente eficaz para a desinfecção da torre de resfriamento mesmo em ambientes de pH elevados e com amônia presente na água.
$240.000+/ano de economia de custos
O regime de tratamento anterior custou à planta $265.000/ano. O miox® custo operacional do sistema é de US$25 mil/ano, o que inclui energia, sal e serviço. O cliente foi capaz de reduzir o custo operacional por
240 mil dólares por ano.
ROI de <1 ano
A fábrica foi facilmente capaz de obter retorno sobre o investimento em menos de um (1) ano com o equipamento miox®.
Melhoria da segurança da planta
Como resultado da instalação, dois grandes tanques químicos de 5.000 litros foram removidos da sala de operações; ajudando o cliente a cumprir sua conformidade com o armazenamento de produtos químicos perigosos. A solução oxidante mista tem uma concentração inferior a 0,5% e, como resultado, requer apenas EPI mínimo ou relatórios em caso de derramamento.
Redução de 60% na dose de halogênio
Mesmo sob o ambiente de pH elevado e na presença de amônia, MOS mostrou-se tão eficaz quanto o regime de biocida à base de cloro/bromo anterior, embora não
foram utilizados biocidas adicionais. E, a taxa de dose efetiva de MOS é cerca de 60% menor que o biocida cloro/bromo.
Controle bacteriano mantido
Os resultados mostram que o MOS, mesmo quando aplicado em uma dosagem substancialmente menor e eficaz, foi capaz de controlar populações microbianas na água.
Sobre a De Nora
A De Nora é uma fornecedora global de tecnologias sustentáveis e um parceiro preferido para processos eletroquímicos industriais e soluções de tratamento de água e efluentes desde 1923. Orientada por uma filosofia de melhoria contínua, a De Nora oferece eletrodos altamente inovadores, sistemas eletroquímicos e filtração avançada e tecnologias de saneamento para resolver as aplicações mais desafiadoras para as necessidades de tratamento de água / esgoto em saúde pública, municipal, marinha e industrial. Hoje, a De Nora está empenhada em desenvolver soluções não convencionais para abordar a Transição de Energia em direção à descarbonização, a economia do hidrogênio, garantindo água limpa para todos. Mais de 1.600 pessoas fornecem energia e experiência para alimentar essa jornada emocionante.