Um gigante da indústria automotiva na Índia gera 300 m3 de águas residuais de esgoto. A ideia era reciclar o efluente da ETE tratado e reutilizá-lo. Este estudo de caso mostra como uma tecnologia de RO híbrido ajuda a alcançá-lo.
Por Turbaashu Bhattacharya
A reutilização de águas residuais – reciclagem e reutilização de água de nossos sistemas de esgoto – pode levar ao que é simplesmente conhecido como fator “eca”. As pessoas são naturalmente melindrosas com a ideia de reutilizar a água que chega às estações de esgoto, embora seja bastante comum. A reutilização de águas residuais existe há milhares de anos.
Na Índia, Cingapura, México e Espanha, a água reutilizada pode fornecer uma valiosa fonte de água para as principais indústrias, reduzindo a demanda por recursos hídricos limitados. Usinas, refinarias, usinas e fábricas, incluindo, por exemplo, as da indústria automobilística, podem utilizar água de reúso.
A necessidade é grande. Não apenas cerca de 4,2 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a serviços de saneamento gerenciados com segurança, mas 80% das águas residuais globais não são tratadas adequadamente. Cerca de 36% da população global vive em áreas com escassez de água, e a demanda por água deverá aumentar para 55% até 2050 em meio à rápida urbanização.
A indústria de produção de energia elétrica, composta por usinas hidrelétricas, nucleares, a carvão e a óleo, é responsável por 50% a 70% do uso industrial de água. A produção de papel e celulose, produtos químicos, mineração e processamento de metais e refino de petróleo usam quantidades substanciais de água em suas operações. A quantidade de água utilizada na produção de vários bens e serviços é chamada de intensidade hídrica. A fabricação de meio quilo de papel consome cerca de 11.400 litros de água, enquanto a produção de um carro consome, em média, cerca de 2.46.000 litros. Um quilo de alumínio leva cerca de 7.57.000 litros de água para produzir e um hambúrguer cerca de 4.999 litros.
CONSUMO DE ÁGUA DOCE E DESCARGA DE ÁGUA: COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES TIPOS DE INDÚSTRIAS
Em vez de uma responsabilidade pelo descarte, a reciclagem e a reutilização de águas residuais industriais e águas residuais no local agora é considerada uma prática comercial inteligente, que ajuda as empresas a se tornarem mais lucrativas e eficientes. O transporte de águas residuais para instalações externas é muito caro. Quando as instalações industriais reciclam as águas residuais no local para reutilização em uma variedade de processos industriais, elas economizam substancialmente no transporte, bem como nos custos de descarte e energia. A reciclagem e a reutilização de águas residuais é um caminho econômico para atender às demandas de água em grande escala do seu setor porque, convenhamos, muitos setores são extremamente intensivos em água.
Sustentabilidade é um termo muito usado, mas não necessariamente bem compreendido. Em termos simples, está focado em atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas necessidades. Tem um componente econômico, ambiental e social.
ESTUDO DE CASO: INDÚSTRIA AUTOMÓVEL
Em uma das instalações de nosso cliente, uma grande indústria automotiva, seu processo gera cerca de 300 metros cúbicos de efluentes de esgoto. Tivemos a ideia de reciclar esse efluente tratado da ETE e reutilizá-lo para aplicações não potáveis, como lavagem, descarga, limpeza, jardinagem e para aplicações de infraestrutura. A seguir está o estudo de caso que mostra como essa tecnologia Hybrid RO ajuda a atingir nossas metas e nos oferece uma solução sustentável.
CENÁRIO ANTERIOR
Fonte de águas residuais: Esgoto dos banheiros, águas residuais da cantina
Quantidade: 300 filhotes. metros por dia
Custo da água doce: Rs. 60/ filhote. metro
Estação de Tratamento Existente: Estação Básica de Tratamento de Esgoto (ETE)
Aplicação de Efluente de ETE tratado: Sem aplicações – drenar para o rio
Com base nos relatórios de análise dos últimos 6 meses e nos testes subsequentes, projetamos e instalamos um sistema RO híbrido de 300 KLD com 75% de recuperação. A qualidade da água tratada é melhor do que a qualidade da água doce que pode até ser reutilizada para aplicações industriais em utilidades, lavagens, etc.
CENÁRIO ATUAL
Sistema de Tratamento: Sistema RO Híbrido
Quantidade de ração: 300 filhotes. metros por dia
Quantidade de permeado: 225 cub. metros por dia
Taxa de recuperação: 75%
A tabela a seguir ilustra a divisão do custo do tratamento e comparação com o custo da água doce:
FORMULÁRIOS
Utilidades: Composição da torre de resfriamento, água de alimentação da caldeira.
Infraestrutura civil
Lavagem de autopeças, carros
Lavagem e jardinagem
RELATÓRIOS DE ANÁLISE DE ÁGUA
DESTAQUES DO MODELO DE RECICLAGEM ‘PLUG & PLAY’
Equipamento pronto para usar
Mobilização rápida
Modelo de pagamento por uso
Opções de aluguel com Descarga Zero Líquido
Soluções flexíveis de aluguel, juntamente com opções de aluguel de curto prazo
Consistência na qualidade e quantidade de água tratada
Menos área
Tecnologicamente atualizável com aumento mínimo de custos
Este modelo de reciclagem Plug & Play foi iniciado por nós para fornecer uma base sólida para a indústria automotiva para garantir que eles atinjam suas normas de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, sejam capazes de gerenciar o impacto do descarte de efluentes nocivos ao meio ambiente.
BENEFÍCIOS NO MODELO OPEX
Roserve Enviro Unip. é uma empresa FinTech que fornece soluções para gerenciamento de águas residuais usando tecnologia de ponta, juntamente com modelos inovadores de BOOT/BOO, como Construir, Possuir, Operar e Transferir.
Projetamos o sistema de tratamento com base na qualidade e quantidade do efluente e na exigência de qualidade da água tratada. Este sistema é especialmente projetado para suas aplicações. Contamos com a mais recente tecnologia e equipes de serviços especializados com quase 30 anos de experiência em mais de 1.800 instalações na Índia e no mundo.
A Roserve Enviro cuida de todo o sistema, incluindo operação, manutenção, mão de obra, saúde do sistema, etc. Oferecemos garantia para o serviço, bem como qualidade e quantidade de água tratada.
Sobre o autor
Turbaashu Bhattacharya é o chefe de negócios da Roserve Enviro Pvt Ltd. Ele lidera a vertical de vendas e desenvolvimento de negócios da Roserve Enviro Pvt Ltd, a startup de joint venture indo-dinamarquesa que oferece soluções financeiras inovadoras na área de reciclagem e tratamento de águas residuais, incluindo Descarga de Líquido Zero ( ZLD) para atender às normas de sustentabilidade para indústrias e corporações.
Este estudo de caso foi publicado na edição digital especial anual “Finest-50 Global Case Studies”, de março a abril de 2022. Clique aqui para ler a edição completa da revista eletrônica.