Árvores caídas atingiram a rede elétrica e falta de luz impacta no funcionamento das Ebat.Ronaldo Bernardi / Agência RBS
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) tem 40 estações de bombeamento de água com problemas em razão da tempestade que atingiu Porto Alegre na noite de terça-feira (16). Com isso, muitos moradores da Capital estão sem abastecimento.
O Dmae afirmou não ser capaz de atualizar um número exato de pessoas que seguiam sem abastecimento de água ao meio-dia desta quinta-feira (18). Mais cedo, por volta das 8h30min, o departamento informou que eram 300 mil pessoas afetadas. O número chegou a ser de 1,2 milhão.
Há 39 estações de bombeamento de água tratada (Ebats) com falta de luz ou nível abaixo do ideal para operação, o que impacta no abastecimento. Outra enfrenta problemas internos, que não foram detalhados pelo departamento. A expectativa do Dmae é de que o sistema seja plenamente restabelecido em até 48 horas.
Leia também: Manual de Tratamento de Água Industrial
Entre terça e quarta, cinco das seis Estação de Tratamento de Água (ETA) de Porto Alegre pararam de funcionar. A ETA Ilha permanece fora de operação por falta de energia elétrica. Nas demais, a luz já foi restabelecida.
Ebats com problemas
- Chácara dos Bombeiros
- Santa Tereza III
- Cascatinha
- Caieira
- Morro do Osso II
- São Jorge I
- São Jorge II
- Belém Velho II
- São Luis
- Gutemberg
- Carlos Gomes
- Vila dos Sargentos II
- Vila Brasília
- Jardim Ipe
- Colina do Prado
- Menina Alvira
- Boa Vista
- Beco do Davi
- Beco dos Marianos
- JAU
- Glorinha
- Parque Santa Fé
- 1° de Maio
- Graciliano Ramos
- São Caetano I
- Praça Moema
- Jardim Isabel I
- Manoel Elias III
- Jardim Isabel II
- Catumbi
- Nonoai I
- Ilhas
- Santa Tereza I
- Nonoai II
- Santa Tereza II
- Retiro da Ponta Grossa
- Cidade Jardim
- Monte Cristo
- Baltazar de Bem
- Luzitana (com falta de nível)
Por: YASMIN LUZ
Fonte: GZH Porto Alegre