Pesquisadores da USP identificaram os principais desafios e a capacidade de antecipação a eventos adversos de 14 companhias de abastecimento de água durante a pandemia; planejamento e preparação proativa de empresas pode ser positivo para futuras crises

Fotomontagem com imagens de small.smiles/Freepik e Vitor Oliveira/Wikimedia Commons por Rebeca Fonseca
Inadimplência, medidas emergenciais em resposta à covid-19 e mudanças no consumo de água foram os principais desafios enfrentados pelas companhias de abastecimento de água devido à pandemia, mostra uma pesquisa realizada na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Empresas de abastecimento locais (que atendem a um único município) foram possivelmente as mais impactadas por esses problemas, por terem tido uma performance pior na resiliência organizacional — capacidade para se antecipar, preparar, responder e adaptar-se a eventos adversos.
“Bem no começo daquela fase mais aguda da pandemia começamos a perceber diversas reclamações do setor de saneamento”, conta ao Jornal da USP Karen Tavares Zambrano, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento na EESC. Essa foi a motivação para pesquisar os desafios e respostas das empresas ao impacto da covid-19 durante o período de seu mestrado.
Avaliação das companhias
As 28 afirmações estavam distribuídas em seis elementos: direcionamento, consciência, alinhamento, aprendizado, fortalecimento e garantia. “São elementos que permitem a avaliação do desempenho da organização de uma forma geral. Então, vai desde o planejamento até as operações que as empresas fazem no dia a dia”, explica Karen.
Um exemplo de afirmação que avaliava o elemento de consciência, ou seja, a visibilidade dada aos processos de gestão, às ameaças e ao nível atual de resiliência, foi: As ameaças da pandemia à manutenção dos serviços de água e esgoto foram claramente comunicadas aos clientes, parceiros e equipes.

Além disso, as 28 afirmações estavam divididas em dois grupos: 11 especificamente sobre o cenário pandêmico e 17 divididas em duas perspectivas (antes e durante a pandemia). “Nossa intenção com essas 17 afirmações era verificar se a pandemia acabou melhorando ou piorando a implementação de algumas medidas”, conta a pesquisadora.
O questionário foi respondido por funcionários de alta gestão para alcançar um resultado mais amplo sobre o funcionamento da empresa.

Percepção dos funcionários de alta gestão sobre os desafios induzidos ou exacerbados pela pandemia de covid-19 ao setor de abastecimento de água – Foto: Cedida pela pesquisadora.