O processo de osmose reversa consiste em eliminar todo ou quase todos os elementos contaminantes da água como sais, moléculas orgânicas simples e microrganismos. Isso é o resultado da aplicação de água sobre pressão sobre uma membrana semipermeável permitindo apenas a passagem da água, retendo o soluto
Á água de alta pureza tem diversos destino na indústria como a alimentação de caldeiras, no sistema de esterilização, além de ser utilizada em diversos segmentos industriais como o farmacêutico, alimentício, automobilístico, petróleo, gás etc. Seu uso pode ser feito fora de meios industriais alguns países utilizam o sistema de osmose reversa quando a água potável é poluída ou de baixa qualidade.
O processo de osmose reversa funciona da seguinte maneira, conforme a água de alimentação entra na membrana sob pressão (pressão superior a pressão osmótica), as moléculas de água passam através da membrana semipermeável e os sais e outros contaminantes não podem passar e são descarregados pelo fluxo de rejeição (também conhecido como o concentrado ou a corrente de salmoura), que é drenada ou pode ser devolvida ao suprimento de água de alimentação em algumas circunstâncias para ser reciclada pelo sistema osmose reversa afim de melhorar a eficiência e economizar água. A água que atravessa a membrana é chamada permeado ou água do produto e geralmente possui cerca de 95% a 99% dos sais dissolvidos removidos.
O sistema osmose reversa emprega filtragem cruzada em vez de filtragem padrão, onde os contaminantes são retidos no meio filtrante. Com a filtração cruzada, a solução passa pelo filtro, ou atravessa o filtro, com duas saídas: um com a água filtrada e outro com a água contaminada. Com o objetivo de controlar o acúmulo de contaminantes, a filtragem de fluxo cruzado permite que a água varra o amontoamento de contaminantes permitindo assim turbulência suficiente para manter a superfície da membrana limpa.
CASE
Em um cliente em Feira de Santana – BA a Reditech Automation desenvolveu o software e comissionou um sistema de osmose reversa para fornecimento de água desmineralizada.
O sistema é constituído de um tanque de água bruta, um filtro multimídia, um filtro de carvão ativado e um sistema de osmose reversa.
Seu funcionamento básico consiste no bombeamento da água bruta proveniente do poço e armazenada no Tanque de 20 m³ para um Filtro Multimídia constituído de leitos filtrantes de antracito, areia, granada e pedregulho. Após filtração no Filtro Multimídia, o filtrado é encaminhado para um Filtro de Carvão Ativado.
Na alimentação do Filtro Multimídia, é medida a Turbidez da água e medida a vazão de entrada.
Após passagem pelo Filtro Multimídia e Filtro de Carvão, a água livre de matéria orgânica é encaminhada para a Osmose Reversa.
Imagem: Reditech
Na linha de alimentação do Sistema de Osmose Reversa, são medidos a presença de Cloro, pH e a Turbidez. E caso necessário será dosado o NaOH para o ajuste de pH e na sequência dosado o Anti-Incrustante.
O permeado será encaminhado para o Tanque de Água Permeada e o rejeito gerado será enviado para o Tanque de Efluente.