Codau investiu R$5 milhões de recursos próprios na aquisição de área de 18 mil metros quadrados para a implantação da estação de tratamento que integrará o sistema de captação do rio Grande
(Foto/Divulgação)
Com nova Estação de Tratamento de Água (ETA) integrada ao sistema rio Grande, a Codau deverá ampliar em 80% a capacidade de produção de água tratada em Uberaba. A projeção foi apresentada ontem pelo presidente da companhia, Rui Ramos, durante a assinatura da escritura pública para a compra dos imóveis onde será instalada a estrutura.
De acordo com Ramos, a nova ETA produzirá inicialmente 600 litros de água por segundo, mas já existe a projeção para chegar a 900 litros por segundo na etapa final. “As três estações de tratamento em operação produzem 1200 litros por segundo. A nova estação irá produzir 75% a 80% do que hoje Uberaba produz”, ressaltou.
Segundo o presidente da Codau, o processo para desapropriação das duas áreas onde será implantada a nova ETA foi amigável e o pagamento já foi efetuado ao proprietário dos terrenos. Ao todo, R$5 milhões foram investidos para a compra dos imóveis.
O município ainda não recebeu a verba do financiamento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina. No entanto, Ramos posicionou que houve economia interna e o pagamento pelas áreas foi feito com recursos próprios da Codau.
Juntas, as duas áreas somam 18 mil metros quadrados. O local para a instalação da nova ETA, às margens da avenida Filomena Cartafina, está anexo ao Centro de Reservação 15. As glebas serão incorporadas ao CR, totalizando uma área de mais de 26 mil metros quadrados. “Este local foi apontado no estudo de concepção que o definiu como estratégico, tanto do ponto de vista operacional quanto de logística. A localização facilitará a interligação da ETA com as adutoras do rio Grande, que serão construídas paralelas à Filomena Cartafina”, disse.
Na solenidade, o presidente da Codau ainda manifestou que a perspectiva é agilizar o processo de licitação das obras referentes ao sistema rio Grande. De acordo com ele, a empresa responsável pelo projeto executivo deverá entregar o material até julho, mas a equipe de licitação da companhia já deu início à formatação do edital para viabilizar a publicação do certame assim que os projetos estiverem prontos.
Fonte: JM Online