Oportunidade no mercado global de medição de águas de US$ 107 bilhões até 2030 reflete mudanças nas tecnologias, modelos de negócios e prioridades de serviços

O centenário mercado global de medição de água está em um ponto de inflexão, com novas tecnologias e modelos de negócios alterando o cenário competitivo e melhorando o acesso das concessionárias aos dados sobre o uso da água pelos consumidores.

O centenário mercado global de medição de água está em um ponto de inflexão, com novas tecnologias e modelos de negócios alterando o cenário competitivo e melhorando o acesso das concessionárias aos dados sobre o uso da água pelos consumidores. A Bluefield projeta que os gastos com tecnologia e serviços de hidrômetros aumentarão em um CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 7,9%, US$ 8,7 bilhões em 2023 para US$ 14,7 bilhões em 2030, e um total de US$ 107 bilhões até o final desta década, de acordo com um novo relatório da Bluefield Research, The Global Water Metering Landscape: Technology Shifts, Competitive Landscape, and Market Outlook.

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Imagem: Bluefield Research

“Estamos vendo um dos segmentos mais tradicionais da indústria de água, medidores de água passando por mudanças tecnológicas e disrupção de mercado sem precedentes”, de acordo com Eric Bindler, Diretor de Pesquisa Sênior da Bluefield Research. Considerados por muito tempo as “caixas registradoras” do setor de água por seu papel na cobrança dos consumidores pelo uso de água, os sistemas de medição de ponta combinam novas tecnologias de medição e comunicação com software de análise avançada para fornecer aos operadores dados e insights sobre uma variedade de questões. “Os dados de medição em tempo real, são inestimáveis para ajudar as concessionárias de água em todo o mundo a lidar melhor com vazamentos e escassez de água, atender às metas de conservação e sustentabilidade, monitorar a condição e o desempenho da infraestrutura de água obsoleta e gerenciar proativamente os relacionamentos com os clientes”, diz Bindler.

Perspectiva de serviços e tecnologia de medição

A medição é o maior segmento do mercado digital de água, representando mais de um terço do gasto global projetado para a próxima década, de acordo com as previsões da Bluefield. Estima-se que 1,5 bilhão de unidades entre hidrômetros e terminais de medição inteligente, serão vendidas globalmente nesta década, com vendas que devem atingir recordes históricos à medida que os fabricantes se recuperam das interrupções pós-pandemia na cadeia de suprimentos e escassez de componentes. “Embora a oportunidade seja global, há uma ampla variação regional nas preferências e taxas de adoção dessas tecnologias”, disse Bindler.

Ao contrário de outras áreas de água digital, as concessionárias dos EUA lideram seus pares europeus e australianos mais maduros digitalmente na adoção de medição inteligente, com cerca de 25% das conexões de medição dos EUA atualmente equipadas com recursos totalmente de leitura remota. Enquanto isso, mercados emergentes como China e Índia estão em estágios iniciais de implantação de medidores, com oportunidades consideráveis para medidores de leitura manual de baixo custo a serem implementados juntamente com a construção de infraestrutura hídrica urbana. Na Ásia e na América Latina, até 60% dos clientes de concessionarias de água não possuem hidrômetros, muito menos medidores inteligentes, criando um espaço significativo para investimento e crescimento.

 

Previsão global de medição de água por segmento e tipo de produto 2021–2030

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Fonte: Bluefield Research

Lista diversificada de empresas disputam o domínio do mercado global de medição de água

Mudanças de mercado e tecnologia também estão agitando o cenário competitivo no segmento de medição de água, abrindo as portas para uma série de novos concorrentes para os fabricantes de medidores tradicionais. Enquanto vários fornecedores estabelecidos nos EUA (ou seja, Sensus, Neptune Technology Group e Itron) desfrutam da participação de mercado de dois dígitos em nível global, novos players da Europa (por exemplo, Kamstrup e Axioma Metering) e China (Sanchuan Wisdom e Suntront Technology) estão fazendo incursões nos principais mercados regionais. Enquanto isso, os principais players estão buscando cada vez mais as oportunidades de crescimento do mercado digital de água além da área de medição. “Empresas como Badger Meter e Mueller Water Products expandiram não apenas comprando outras empresas de medição, mas também adquirindo monitoramento remoto e startups de IoT para diversificar seus portfólios de ofertas de hardware, software e análise de dados”, diz Bindler.

Selecione empresas de medição por Tipo de solução e Foco da indústria

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Fonte: Bluefield Research

Além dos fabricantes de medidores, a demanda das concessionárias por soluções inovadoras de medição digital de água também oferece suporte a um ecossistema crescente de software de medição, comunicações e provedores de serviços, atraindo uma ampla gama de novas empresas de outros setores. “As empresas de medição de água estão começando a enfrentar a concorrência de empresas de medição de eletricidade e gás, provedores de telecomunicações, serviços profissionais e empresas de consultoria e até mesmo grandes empresas de tecnologia. Esperamos que o cenário competitivo de medição mude significativamente nos próximos anos, à medida que mais empresas, novas no setor de água, procurem aproveitar essa crescente oportunidade de mercado”, diz Bindler.

Fonte: Bluefield Research

Adaptado por Digital Water

 

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