- Demanda crescente por sistemas avançados de dosagem de polímeros em processos com lodo
- Lançamento da bomba Qdos 60 PU específica para a dosagem de polímeros
- Estende a capacidade de dosagem de polímeros para vazões mais altas
Em face de um mercado mundial que exige sistemas cada vez mais avançados para dosagem de polímeros, o lançamento da bomba peristáltica Qdos 60 PU da Watson-Marlow Fluid Technology Solutions (WMFTS) representou uma excelente adição ao portfólio de produtos da empresa, uma vez que proporciona dosagens de polímeros mais seguras, confiáveis e eficientes, que podem ser implementadas em qualquer planta de tratamento de água ou águas residuais.
Os polímeros são usados principalmente em operações de coagulação e dessecação nos processos de tratamento de lodos. A dessecação do lodo minimiza a quantidade do volume final, o que pode reduzir os custos associados a armazenamento e descarte em até 75%.
Globalmente, há uma intensa exigência normativa para que a dessecação do lodo seja eficiente. Dosagens de polímeros precisas e confiáveis no processo de dessecação de lodo são essenciais para garantir o seu devido gerenciamento.
A bomba Qdos 60 PU oferece vazões precisas e reproduzíveis para diversos fluidos de difícil bombeamento, inclusive fluidos viscosos e hidrocarbonetos alifáticos, em vazões lineares de até 60 L/h e pressões de até 5 bar. A Qdos possui excelente compatibilidade com polímeros complexos, como poliacrilamida (PAM) e outros floculantes e coagulantes utilizados em tratamentos de efluentes.
A mangueira do cabeçote da nova bomba Qdos 60 PU é de polieuretano.
Desenvolvida pela WMFTS (Watson-Marlow Fluid Technology Solutions) com base em décadas de experiência em engenharia, pesquisa e desenvolvimento, a Qdos 60 PU foi otimizada para fornecer baixo cisalhamento e bombeamento suave de modo a proteger as cadeias de polímeros e manter a integridade do produto. Como a Qdos 20 PU, a mangueira é de material resistente a hidrocarbonetos alifáticos, o que melhora a compatibilidade química das bombas peristálticas.
As bombas peristálticas possuem vantagens notáveis sobre as bombas de diafragma em aplicações de dosagem PAM, inclusive uma melhor precisão e maior confiabilidade. Além de não haver necessidade de diafragmas, válvulas ou vedações que possam causar entupimentos.
O design altamente inovador das bombas Qdos faz com que o cabeçote patenteado ReNu seja a única peça que precise ser trocada. O cabeçote ReNu possibilita vazões reproduzíveis e precisas e uma maior vida útil em aplicações severas em campo. Gasta-se menos de 1 minuto na troca do cabeçote ReNu – um novo cabeçote é uma nova bomba peristáltica, pronta para voltar a operar.
O processo de dosagem é regulado por um sistema de controle externo
Adeel Hassan, gerente de produtos da WMFTS salientou que “O novo cabeçote Qdos ReNu PU estendeu a faixa de aplicações das bombas da série Qdos. Essas bombas versáteis podem ser usadas para dosagens de líquidos precisas e seguras em inúmeros processos de até 120 L/h e 7 bar de pressão em diversos setores. Elas estão disponíveis em diferentes tamanhos e opções de controle, específicos a cada necessidade.”
A WMFTS prevê que a demanda por essa bomba irá crescer significativamente, principalmente devido a suas capacidades integradas de detecção de vazamento e contenção química, que reduzem a exposição dos operadores a produtos químicos durante a manutenção.
Em uma planta de tratamento de efluentes em Heide, Alemanha, a bomba de dosagem Qdos 60 PU foi capaz de trabalhar com polímeros e outros hidrocarbonetos de difícil manuseio.
“Os engenheiros têm reportado altos níveis de precisão, facilidade de uso e manuseio, além de um processo com altíssima segurança” comentou Peter Dohrn, gerente do tratamento de efluentes da planta.
“O primeiro cabeçote funcionou sem problemas por um ano até ser substituído, mais como uma medida preventiva, e o segundo está trabalhando há seis meses sem apresentar nenhuma falha. Substituir o cabeçote leva apenas alguns minutos.”
O setor de alimentos e bebidas também pode se beneficiar da bomba Qdos 60 PU, pois ela é compatível com gorduras, óleos e graxas, além de ser cerificada pela Food and Drug Administration (FDA) e European Commission (EC) 1935/2004.
Fonte:
Gisela Poso
Marketing Coordinator
Watson-Marlow Fluid Technology Solutions
gisela.poso@wmfts.com
Leia também: Saiba tudo sobre Bombas Peristálticas