Glossário de Termos Técnicos sobre Reuso de Água
+
Água que foi utilizada em alguma atividade humana (doméstica, industrial, agrícola, etc.) e que passou por tratamento para ser utilizada novamente para fins específicos.
+
Variação do MBR que opera em condições sem oxigênio (anaeróbias), produzindo biogás como subproduto.
+
Sistema de tratamento biológico que combina o processo de lodos ativados com a separação por membranas de ultrafiltração.
+
Processo de remoção de partículas sólidas em suspensão na água, tornando-a mais clara.
+
Adição de produtos químicos à água para desestabilizar as partículas finas, fazendo com que se aglutinem.
+
Medida da capacidade da água de conduzir eletricidade, diretamente relacionada à concentração de íons dissolvidos.
+
Tecnologia de clarificação de alta performance que otimiza a coagulação e floculação através de mistura lamelar.
+
Processo biológico que remove o nitrogênio da água.
+
Modelo econômico que visa otimizar o uso de recursos, mantendo-os em circulação pelo maior tempo possível, reduzindo a geração de resíduos.
+
Tecnologia de remoção de íons que utiliza resinas de troca iônica, membranas seletivas e um campo elétrico para obter água ultrapura.
+
Processo de agitação suave da água coagulada para que as partículas desestabilizadas se unam, formando flocos maiores e mais pesados.
+
Placas utilizadas no DEnsator para aumentar a área de superfície para sedimentação, acelerando o processo de remoção de partículas.
+
Processo biológico onde microrganismos consomem matéria orgânica presente na água.
+
Barreira seletiva que permite a passagem de algumas substâncias (como a água) enquanto bloqueia outras (como contaminantes).
+
Utilização de sensores avançados, inteligência artificial e aprendizado de máquina para monitorar a qualidade da água e otimizar os processos de tratamento em tempo real.
+
Processo de desmineralização que utiliza um gradiente de concentração criado por uma “solução extratora” para puxar a água através da membrana.
+
Processo de separação por membrana que utiliza alta pressão para forçar a água a passar por uma membrana semipermeável, retendo sais dissolvidos, minerais e outros contaminantes.
+
Pressão que precisa ser aplicada a uma solução para impedir o fluxo de solvente para dentro dela através de uma membrana semipermeável.
+
Tecnologias que utilizam oxidantes fortes (ozônio, peróxido de hidrogênio, radiação UV) para degradar poluentes orgânicos persistentes.
+
Tecnologias que utilizam eletrodos para induzir reações de oxidação ou redução, removendo contaminantes da água.
+
Capacidade de um sistema hídrico de se recuperar de eventos extremos, como secas ou inundações, e continuar fornecendo água de forma confiável.
+
Prática de tratar a água já utilizada para que possa ser utilizada novamente, em vez de ser descartada.
+
Reuso de água tratada para fins que não exigem a qualidade da água potável, como irrigação, processos industriais, lavagem de ruas, etc.
+
Reuso de água tratada que é diretamente introduzida no sistema de abastecimento público para consumo humano.
+
Reuso de água tratada que é liberada em um corpo d’água (rio, lago, aquífero) e posteriormente captada para tratamento convencional e distribuição como água potável.
+
Processo de separação de sólidos da água pela ação da gravidade. Os flocos mais pesados afundam, permitindo a remoção da água mais clara.
+
Disponibilidade de água em quantidade e qualidade adequadas para atender às necessidades humanas e ambientais.
+
Abordagens de tratamento que utilizam processos naturais, como wetlands construídos e biorretenção, para remover poluentes.
+
Medida da transparência da água. Água com alta turbidez contém muitas partículas em suspensão, tornando-a turva.
+
Processo de filtração por membrana que utiliza membranas com poros muito pequenos (nanométricos) para remover bactérias, vírus, protozoários e sólidos suspensos finos.
Leia também: Ultrafiltração para tratamento de água e efluentes