A água é um dos recursos naturais mais importantes do mundo, mas muitas pessoas a consideram garantida, aumentando a conscientização sobre sua importância e complexidades, muitas vezes é deixada de fora do discurso público. Minha recente visita a algumas faculdades de engenharia como embaixador STEM, (sigla em inglês cujas atividades interdisciplinares envolvem as áreas de conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática) me fez perceber que diversos programas de engenharia são oferecidos hoje, do que quando eu frequentava a universidade.
Os gestores de água produzida em campos petrolíferos, há muito lamentam a falta de programas universitários destinados a preparar as pessoas para os desafios da gestão da água produzida. (Imagem: Water Online)
Fiquei surpreso ao saber que atualmente, existem dezenas de áreas diferentes, fora das escolas principais de engenharia elétrica, mecânica, civil e química. Algumas faculdades oferecem cursos interdisciplinares, como “engenharia de sistemas”, enquanto outras oferecem programas especializados, como arquitetura, fabricação e até engenharia de voo espacial. É ótimo que as faculdades estejam percebendo a necessidade de diplomas práticos, que realmente ajudarão os graduados a ingressar em suas profissões especializadas de interesse, no entanto, ainda há muito a ser feito.
“Apesar de ser fundamental para o desenvolvimento de todos os recursos energéticos, a gestão da água tem recebido pouca atenção dos acadêmicos.”
Atualmente, existem poucos programas desse tipo disponíveis (o único que conheço para água produzida é fornecido pela Oklahoma State University, EUA), mas espero que este artigo incentive mais faculdades a assumir essa tarefa. Acho que chegou o momento, com o crescimento do fraturamento hidráulico e o estabelecimento de negócios midstream de água.
Os gestores de água produzida em campos petrolíferos, há muito lamentam a falta de programas universitários destinados a preparar as pessoas para os desafios da gestão da água produzida. A maioria dos especialistas do setor, especialmente os gestores de água, geralmente aprenderam suas lições da maneira mais difícil, com a experiência em primeira mão no campo.
Infelizmente, muitas das lições aprendidas vieram de erros cometidos ao longo da experiência profissional. Somando-se aos desafios neste campo, está a volatilidade do setor de energia, pois perdemos pessoas experientes, muitos dos quais não retornam após a recuperação do setor. Esse ciclo de altos e baixos, resultou em uma transferência ineficiente de conhecimento.
Jovens estudantes de engenharia/técnicos se beneficiariam muito ao aprender sobre o ciclo de vida da água industrial, opções de tratamento e descarte, e assim por diante, por meio de um programa de graduação. Eles seriam capazes de se basear nas experiências dos outros, em vez de ter que aprender todas as lições difíceis individualmente, e poderiam ser mais propensos a permanecer na profissão se dedicassem seus estudos a esse assunto em particular.
Atualmente, a maior parte do conhecimento de água produzida está concentrado entre os veteranos ou em um repositório de organizações do setor, como o PWS, que está construindo um repositório online. O surgimento de sistemas de ensino on-line de altíssima qualidade, dos quais podemos tirar proveito, é um aspecto positivo do pesadelo do COVID-19. Estou certo de que muitos na PWS, inclusive eu, ficariam felizes em ajudar no ensino de cursos de gestão da água produzida, pois a formação adequada dos alunos beneficiaria consideravelmente o nosso setor.
Autor: Kingsley Amakiri
Fonte: Water Online
Adaptado por Editor – DW Journal – Digital Water