À medida que as fontes naturais de água se tornam mais escassas em regiões estressadas ao redor do mundo, um novo projeto no Oriente Médio está abrindo caminho para o que pode se tornar uma tecnologia central, para sistemas de água potável também no oeste dos EUA.
“No início do próximo ano, Israel deve se tornar o primeiro país do mundo a canalizar água dessalinizada para um lago natural, o Mar da Galiléia”, informou o The Times Of Israel. “A empresa nacional de água, Mekorot, planeja concluir a construção de uma tubulação subterrânea de 13 quilômetros até o final deste ano, a ser seguido por semanas de testes, antes de entrar em operação no final do primeiro trimestre de 2023.”
Imagem: Water Online
Espera-se que a tubulação, conecte este lago à uma infraestrutura que alimenta cinco usinas de dessalinização na costa do Mediterrâneo e traria alguns milhões de metros cúbicos de água dessalinizada para o lago em seus primeiros anos. O projeto espera trazer essa mesma quantidade de água dessalinizada para o lago natural todos os anos.
Com as mudanças climática provocando escassez de água em todo o mundo, a dessalinização pode parecer uma solução imprescindível. Mas algumas das regiões mais afetadas pela seca, ainda não adotaram a tecnologia, como demonstrado pela recente decisão da California Coastal Commission’s (EUA), de rejeitar a proposta para uma usina de dessalinização de US$1,4 bilhão, citando preocupações ambientais.
“De Cingapura a Tel Aviv (Israel), as usinas de dessalinização substituíram a escassez pela abundância de água”, segundo a National Review. Mas na Califórnia, no meio de uma das secas mais severas da história moderna, a dessalinização em qualquer escala significativa, não é uma opção.”
Contudo, provas de conceito como a de Mekorot, podem contribuir bastante para levar a dessalinização a lugares como a Califórnia. A equipe por trás da tubulação de Israel, fez questão de conduzir pesquisas sobre como o projeto poderia impactar o meio ambiente local, possivelmente aliviando as preocupações de grupos como o da California Coastal Commission, com suas descobertas.
“Os experimentos indicaram que a adição de certas quantidades de água dessalinizada, ajudaria o lago a recarregar sua água sem grandes efeitos negativos, seja em sua biologia ou maneira complexa como se comporta, em diferentes condições e profundidades”, segundo The Times Of Israel.
Dependendo de como o projeto pioneiro de dessalinização em Israel se desenvolver, ele pode se tornar uma tecnologia mais central para o resto do mundo na luta contra a escassez de água.
Autores: Peter Chawaga
Fonte: Water Online
Adaptado por Digital Water