A gestão laboratorial é fundamental para o setor de tratamento de água, pois permite o controle e o monitoramento da qualidade da água em cada etapa do processo, garantindo que os padrões de qualidade sejam atendidos.
No entanto, a gestão laboratorial apresenta desafios e oportunidades que precisam ser considerados pelas empresas, sobretudo por envolver, entre outras atividades, a coleta e análise de grandes quantidades de dados e a interpretação dos resultados.
Ao longo desse conteúdo, vamos apresentar os principais desafios e oportunidades na gestão laboratorial de tratamento de água.
Continue lendo para saber mais…
- Desafios na gestão de laboratórios de tratamento de água
Assim como todos os setores, os laboratórios de tratamento de água enfrentam desafios diários, que impactam a performance, qualidade e até mesmo segurança dos resultados emitidos por suas análises.
Conhecer esses desafios é o primeiro passo para superá-los e garantir maior eficiência nas atividades. Então, veja abaixo os principais:
Garantia da qualidade dos resultados das análises laboratoriais
Um dos principais desafios na gestão laboratorial é garantir a qualidade dos resultados emitidos pelas análises laboratoriais.
Para superar esse desafio, uma das medidas mais utilizadas é a padronização de processos seguindo as normas internacionais e a utilização de equipamentos precisos e atualizados.
Ações de monitoramento e corretivas
As atividades de um laboratório de tratamento de água envolvem uma série de fatores, processos e etapas. Em meio a tantas variáveis, erros e falhas podem ocorrer, colocando em risco a eficácia e segurança dos resultados emitidos.
Visto isso, um dos desafios dos laboratórios de água é estar constantemente monitorando todos os processos e aplicando ações corretivas, as quais, inclusive, são requisitos da 17025 (item 8.7). Saiba mais sobre ações corretivas nesse post.
Ações preventivas também são recomendadas, reduzindo ainda mais a incidência de erros.
Gestão de dados
Outro desafio comum nos laboratórios de tratamento de água é garantir a integridade, a segurança e a rastreabilidade dos dados gerados pelas análises laboratoriais.
Afinal, uma informação incorreta pode prejudicar a qualidade de todo processo de tratamento — colocando os consumidores e a integridade das estações de tratamento de água em risco.
Gestão de estoque de reagentes
A gestão de estoque de reagentes é um desafio que, se for superado, garantirá para a empresa resultados como: gestão mais eficiente, estoque mais produtivo, redução de custos e aumento da segurança no laboratório.
Para isso, os profissionais devem ficar atentos a informações importantes, como o ciclo de vida dos insumos, bem como adotar cuidados como organizar a entrada e saída de materiais e validar os fornecedores.
Aumento da produtividade
Manter a produtividade das equipes elevadas, sem perder a qualidade, é outro desafio da gestão laboratorial para o setor de tratamento de água. Contudo, este pode ser superado através do equilíbrio entre a rapidez na realização das análises e a precisão dos resultados.
Além disso, o uso de tecnologias como a automação de processos e sistemas de gerenciamento de dados, conseguem aumentar a produtividade da equipe e ainda diminuir a ocorrência de erros, dados que os processos serão realizados por um sistema inteligente.
Atenção: por mais que o aumento da produtividade seja importante para potencializar a competitividade do laboratório, este objetivo jamais deve comprometer a qualidade dos resultados das análises laboratoriais.
A garantia da qualidade dos resultados deve ser sempre a prioridade e o aumento da produtividade deve ser alcançado sem prejudicar a precisão e confiabilidade dos resultados.
Conformidade com a ISO/IEC 17025
A NBR ISO/IEC 17025:2017 é uma norma técnica internacional que rege os Sistemas de Gestão da Qualidade, sendo uma das mais importantes para o mercado laboratorial.
Essa norma é um desafio constante para os laboratórios, que impacta diretamente na eficiência da gestão, na qualidade dos resultados das atividades laboratoriais e na na busca pela melhoria contínua
E por isso, quanto mais cedo os laboratórios iniciarem a implementação da norma ISO/IEC 17025, mais eficaz será a sua gestão de processos. Outro exemplo de vantagem é quanto à conquista da acreditação na 17025, que tende a ser mais desafiadora quando as organizações ainda não estão tão familiarizadas com a ISO 17025.
Como superar esses desafios e potencializar os resultados?
Mesmo tendo todos os desafios acima, a gestão laboratorial apresenta oportunidades para melhorias contínuas no tratamento de água.
Por exemplo, a adoção de tecnologias avançadas, como a automação e a inteligência artificial, é capaz de melhorar a eficiência e a precisão dos testes laboratoriais.
Além disso, a gestão laboratorial pode ajudar na identificação de problemas e na prevenção de falhas no tratamento de água. E a análise de dados pode revelar tendências e padrões que podem ser usados para aprimorar a qualidade da água tratada.
Para aproveitar as principais oportunidades e superar os desafios apresentados anteriormente, os laboratórios devem investir cada vez mais na modernização dos equipamentos e metodologias e adotar tecnologias avançadas.
Contudo, o primeiro passo para garantir a qualidade e a eficiência das análises laboratoriais é a mudança de pensamento sobre o que é uma gestão eficiente. E nesse ponto, a How to Lab pode te ajudar!
Aprimore sua gestão laboratorial com a How to Lab!
A How to Lab é uma consultoria digital para laboratórios de tratamento de água.
Com mais de 10 anos no mercado, oferecem uma solução digital inovadora para ajudar os laboratórios na implementação da norma 17025 e na solicitação da acreditação junto à Cgcre.
Além disso, disponibilizam consultorias online e semanais para acompanhamento do processo e cursos gravados para nivelamento do conhecimento técnico.
Ou seja, tudo que sua empresa precisa para otimizar a gestão laboratorial para o setor de tratamento de água.
Conheça nossos serviços: entre em contato com um dos consultores
Fonte: How To Lab