Depósitos de Caldeira: Ocorrência e Controle

O Capítulo 12 do Manual de Tratamento de Água Industrial aborda a ocorrência e controle de depósitos de caldeira. Discute como contaminantes como cálcio e ferro causam superaquecimento e corrosão, além de apresentar métodos de tratamento químico, como fosfatos e quelantes, para manter a eficiência das caldeiras.

Capítulo 12 – Depósitos de Caldeira: Ocorrência e Controle

A deposição de materiais nas caldeiras é um problema significativo, levando a superaquecimento e corrosão, o que resulta em tempo de inatividade não programado. Este capítulo discute a ocorrência de depósitos, a circulação da caldeira e os métodos de tratamento químico.

1. Depósitos

Os principais contaminantes da água de alimentação que podem causar depósitos incluem cálcio, magnésio, ferro, cobre, alumínio e sílica. Os depósitos podem ser classificados em:

  • Escala: formada por sais que cristalizam diretamente nas superfícies dos tubos.
  • Depósitos de lodo: precipitados que são transportados para a superfície do metal pela água.

1.1 Formação de Depósitos

Os depósitos se formam quando sais solúveis precipitam devido à concentração por evaporação. As incrustações são frequentemente compostas por cálcio, magnésio, sílica e outros contaminantes, e podem ser extremamente difíceis de remover.

2. Circulação da Caldeira

A circulação da água é essencial para a eficiência da caldeira. A formação de depósitos pode restringir a circulação, aumentando a temperatura dos tubos e levando a falhas. A relação entre circulação e deposição é crítica, pois depósitos podem causar separação prematura entre vapor e água.

3. Tratamento Químico

Os métodos modernos de controle de depósitos incluem o uso de fosfatos e quelantes. O tratamento com fosfato ajuda a prevenir a formação de incrustações de carbonato de cálcio, enquanto os quelantes solubilizam contaminações de dureza e metais pesados.

3.1 Controle de Carbonato

Historicamente, o carbonato de sódio foi usado para controlar a incrustação de sulfato de cálcio, mas com o aumento das pressões de operação, o tratamento com fosfato se tornou mais eficaz.

3.2 Controle de Fosfato

O fosfato de cálcio, quando mantido em níveis adequados, ajuda a precipitar contaminantes longe das superfícies de aquecimento, reduzindo a formação de depósitos.

3.3 Controle de Quelante

Os quelantes complexam cátions, impedindo a formação de depósitos na caldeira. Eles são frequentemente utilizados em combinação com polímeros para melhorar a eficácia do tratamento.

Baixe o Capítulo 12 – Depósitos de Caldeira: Ocorrência e Controle

Preencha o formulário abaixo para receber o download completo do Cap 12 - Handbook Veolia:

Gostaria de receber os informativos da Veolia Water Technologies & Solutions e do Portal DIGITAL WATER por e-mail?

9 + 8 =

 


Manual desenvolvido por Veolia Water Technologies & Solutions
Visite o site: Tecnologias e soluções de tratamento de processos e água industrial | Veolia


 

Compartilhe esse conteúdo:

Siga-nos:

Parceiro de conteúdo

Digital Water

Digital Water

O DW Journal é uma fonte de notícias, artigos técnicos, estudos de caso e recursos científicos sobre o setor de águas, efluentes e meio ambiente. O DW Journal possui como missão, ser um impulsor de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que colaborem para o desenvolvimento do saneamento ambiental, buscando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Nossos cursos

DW Journal

Nossos Parceiros

veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions

Guia do Saneamento

Produtos

Conteúdos relacionados

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.