O Laboratório de Microbiologia da Compesa recebeu o certificado de acreditação pelo Inmetro na ISO 17025. A norma tem como objetivo promover a confiança na operação dos laboratórios, atentando que suas atividades são executadas com precisão e obtém resultados de alta qualidade e confiabilidade, estabelecendo critérios que demonstram competência técnica. A acreditação é o reconhecimento formal da competência do laboratório de Microbiologia, elevando a níveis internacionais as análise de potabilidade de água para consumo distribuída pela Compesa.
O laboratório monitora a qualidade da água produzida em 22 Estações de Tratamento de Água (ETAs) e mais de 94 poços de 10 municípios da Região Metropolitana de Recife, realizando mais de três mil análises mensais. Com a conquista, a Compesa é a ser a segunda Companhia do Norte/Nordeste e a décima dentre as demais Companhias do Brasil a ter o certificado ISO 17025.
Segundo a presidente da Compesa, Manuela Marinho, o certificado demonstra o compromisso da Companhia com a melhoria contínua dos processos de controle de qualidade e faz do Laboratório de Microbiologia um excelente modelo de gestão da qualidade. “Esta conquista é fruto de um trabalho feito com muito empenho, comprometimento, responsabilidade e alta capacidade técnica de toda a equipe”, destaca.
Os principais benefícios da acreditação são a maior confiança nos resultados e maior credibilidade junto aos órgãos reguladores e Vigilância Sanitária. O novo patamar de qualidade em que o laboratório de Microbiologia é alçado vem acompanhado de um importante peso jurídico, pois relatórios emitidos com o selo Inmetro acabam assumindo validade técnica superior quando comparados a análises sem essa acreditação.
A Compesa possui 12 laboratórios espalhados por Pernambuco, sendo um Laboratório Central, que fica no Recife. A expectativa é garantir que os outros laboratórios do Estado também sejam acreditados com a ISO 17025.
Fonte: Compesa