Somando-se às preocupações típicas das operações de tratamento de efluentes, as emissões de compostos orgânicos voláteis (VOCs) são a próxima fronteira do controle da poluição.
As emissões de compostos orgânicos voláteis são o motivo pelo qual o tratamento de efluentes deve se tornar inovador. Devido à natureza gasosa dos VOCs, eles são difíceis de controlar pois evaporam das bacias hidrográficas. Ainda assim, as estações de tratamento devem tomar medidas para reduzir os VOCs no tratamento de efluentes e, portanto, das emissões.
Imagem: Revolutionized / Water Online
É vital remover os VOCs da água para a saúde e segurança dos trabalhadores, consumidores e estações. A falha em criar condições saudáveis, causa efeitos adversos a longo prazo. Felizmente, as inovações tecnológicas estão ajudando as indústrias a superar esse obstáculo para criar um futuro mais seguro no tratamento de efluentes.
A influência da IoT
A Internet das Coisas (IoT) está aumentando o número de dispositivos inteligentes conectados em todo o mundo, fornecendo a todos os setores inúmeras maneiras de simplificar e otimizar as operações. Os sensores de IoT ajudam a coletar análises, revelar lacunas em seus processos e oferecer sugestões de melhoria para eficiências de correção. A água inteligente pode existir entre essas tecnologias e combinar com a tecnologia sustentável para um impacto ainda mais significativo.
Uma das melhores maneiras de tratar efluentes é por meio da filtração por carvão ativado, às vezes com aeração, que melhora juntamente com as tecnologias inteligentes. Os computadores podem ajudar a avaliar o status do filtro e como ele está funcionando junto com diversos tipos de VOCs, fornecendo assim informações sobre o potencial de emissões. Imagine a IoT reconhecendo um contaminante bacteriano irregular que reduziu a eficiência dos processos. Descobrir esses problemas pode reduzir as emissões ao manter o controle sobre as irregularidades.
As tecnologias IoT podem ajudar um dos pontos mais vulneráveis do processo de tratamento de efluentes, o armazenamento. Os avanços podem colaborar a quantificar métricas anteriormente desconhecidas, como quantas emissões difusas estão escapando entre as etapas do processo de tratamento. Existem microorganismos nocivos presentes? Os dispositivos IoT também podem monitorar os níveis voláteis de pH e íons durante o tratamento de eletrodiálise, informando aos operadores se eles perderam a chance de remover o flúor de maneira ideal. A incorporação da eletrônica de IoT para ajudar a monitorar os sistemas de tratamento, pode reduzir as emissões, esclarecendo descuidos anteriormente não descobertos.
Isso inclui a economia de tempo na análise do método mais sustentável para o tratamento de compostos específicos de VOCs, já que alguns respondem melhor a técnicas variadas. Isso melhora a eficiência e o conhecimento do setor, revelando oportunidades para redução das emissões.
Os modelos mais populares para analisar as emissões de VOCs não são atualizados há muitos anos. Além disso, eles só podem estimar as emissões com base na amostragem de água em vez da análise do ar. Quando as estações criam seu próprio software, isso pode levar a uma coleta de dados imprecisa. Conectar estações a dispositivos IoT pode ajudar a criar uma solução colaborativa para medição de emissões, uma lacuna no mercado.
Redução de Emissões Nocivas
A resposta simples para reduzir as emissões é através de melhores métodos de tratamento. As estações de tratamento de efluentes contam com métodos de aeração para reduzir as substâncias que produzem odor na água. As estações de tratamento podem simplesmente adicionar oxigênio puro para reduzir ou eliminar odores e, ao mesmo tempo, reduzir suas emissões de VOC.
A biofiltração e outros processos de lodo ativado no tratamento de efluentes, são métodos altamente maleáveis que funcionam em conjunto com outras mudanças na abordagem de tratamento. A implementação criativa também pode melhorar o impacto ambiental positivo ao cultivar energia de biomassa desse processo.
Outro método que as estações de tratamento podem utilizar para reduzir as emissões de VOC envolve a osmose reversa. Esses filtros têm um tamanho de poro de quase 0,0001 mícrons de diâmetro. Este método de filtração pode remover todas as moléculas orgânicas, vírus e a maioria dos minerais da água.
O impacto humano
Embora a energia renovável e a tecnologia inteligente estejam abrindo caminho para reduzir os VOCs no tratamento de efluentes, existem inúmeras maneiras pelas quais as pessoas podem mudar seus hábitos diários para melhorar a qualidade da água. Afinal, inúmeras atividades humanas involuntariamente causam uma disseminação em massa de VOCs para os cursos d’água.
Um exemplo é educar e praticar o descarte correto de produtos. Itens domésticos diários contendo VOCs incluem tintas, óleos e pesticidas. Quando as pessoas descartam esses itens descuidadamente, os produtos químicos se infiltram no solo e nos cursos d’água, agravando o problema. Condições climáticas como vento e chuva causam a disseminação de VOCs de seus locais originais, tornando-os uma preocupação generalizada.
Aumentar a conscientização sobre os riscos dos VOCs ajudará essas mudanças. É possível que muitos nunca tenham ouvido falar deles e não entendam o que podem causar:
- Sintomas leves, como tosse, dores de cabeça ou náuseas
- Sintomas mais graves, como reações alérgicas ou falta de ar
- Condições de saúde de longo prazo, como danos ao fígado e alguns tipos de câncer.
As pessoas também podem reduzir o uso de produtos que emitem VOCs. Uma maneira de fazer isso é engajar-se em reformas residenciais mais seguras, escolhendo produtos com poucos ou nenhum VOCs Isso inclui aerossóis como sprays de cabelo e purificadores de ar. Os consumidores podem optar por formas sólidas ou líquidas desses produtos para ajudar a reduzir alguns dos encargos do tratamento de efluentes.
O futuro da redução de emissões de VOC
Embora a principal preocupação do tratamento de efluentes seja a purificação da água, considerar maneiras de purificar o ar é um efeito colateral da indústria. A remoção de VOCs da água significa ar e água de melhor qualidade, eliminando outro fator prejudicial na degradação ambiental. De inovações inteligentes a mudanças no comportamento humano, as emissões de VOC no tratamento de efluentes podem se tornar uma preocupação do passado.
Referências:
- https://revolutionized.com/industrial-iot-applications-for-different-industries/
- https://www.iotforall.com/iot-changing-wastewater-management
- https://link.springer.com/article/10.1007/s13201-021-01375-8
- https://ufdcimages.uflib.ufl.edu/AA/00/07/95/91/00001/Splendor_Anthony_HonorsThesis.pdf
- https://www.lindeus.com/industries/water-and-wastewater-treatment/aeration-odor-control
- https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2516019219852603
- https://www.usgs.gov/mission-areas/water-resources/science/volatile-organiccompounds-vocs
Autor: Emily Newton
Fonte: Water Online
Adaptado por Digital Water
Traduzido por Gheorge Patrick Iwaki