A água desmineralizada também conhecida como água deionizada é caracterizada pela sua pureza sendo livre de minerais, íons e metais pesados. Costuma ser utilizada em equipamentos industriais além de ser ingrediente na fabricação de bebidas, alimentos e cosméticos. Vale ressaltar que apesar de pura ela é imprópria para o consumo além de não suprir sua sede ela também é inútil para o corpo, pois não possui sais minerais necessários para a manutenção e equilíbrio do nosso organismo.
O processo de desmineralização da água pode ser feito de diversas maneiras, sendo elas:
Destilação: Considerada a primeira forma utilizada para remoção de sais da água, porém possui um alto consumo energético e seu resultado não elimina completamente a concentração de sais na água.
Processos de Troca Iônica: Esse processo é composto por leitos catiônicos, aniônicos e leitos mistos. Onde nos dois primeiros, 99,5% dos sais são eliminados e o residual apenas consegue se extraído através do leito misto.
Esse tratamento permite que os íons sejam dissolvidos na água, como o magnésio, cloreto, sílica e cálcio. Esse sistema utiliza resinas de troca-pequenas esferas plásticas que possuem superfícies ligadas aos íons usados na troca.
A água deve passar por um ou mais leitos até que eles fiquem carregados de íons e através de um processo químico, realizar a desmineralização da água.
Além do filtro catiônico e do filtro aniônico, o desmineralizador possui um sistema de pressurização, filtro de zeólita que reterá os sólidos, filtro de carvão e medidor de condutividade elétrica.
Osmose reversa: Processo de filtração da água no qual utiliza-se uma membrana especial para obrigá-la a fluir do meio mais concentrado para o menos concentrado, separando-a dos sais.
Sendo um de seus maiores pontos positivos a economia, pois este processo utiliza quantidades pequenas de produtos, usados apenas na limpeza das membranas a cada 60 a 90 dias, além de gerar uma água com alto grau de pureza. Também tem um grande potencial de reuso, de cerca de 50 a 80% dos efluentes.
Como ponto negativo destaca o fato de necessitar de muitos cuidados, incluindo um pré-tratamento adequado e um acompanhamento especializado das membranas para evitar a proliferação de microrganismos.
Eletrodiálise: Processo utilizado quando o objetivo principal é um nível baixo de condutividade da água. Ele não leva produtos químicos; ao invés disso, usa correntes elétricas para mover íons pelas membranas de troca iônica seletiva para remover íons da água. Costuma ser utilizado em indústrias farmacêuticas.
Abrandamento: Sistema normalmente utilizado com o objetivo de tratar a água dura, ou seja, o excesso de cálcio e magnésio na água. Apesar de também usar um processo de troca iônica, sua aplicação é mais limitada, já que não é capaz de eliminar outros sais, como cloreto e sílica. Seu uso é mais comum em caldeiras de baixa pressão ou em processos que não desejam formação de espuma.
CASE
Na Usina termoelétrica Porto de Sergipe a Reditech desenvolveu o software e comissionou um sistema de captação de água do mar dessalinização e osmose reversa para fornecimento de água desmineralizada para as caldeiras de recuperação.
O sistema é constituído por um sistema de bombas de captação de água do mar tanques de coagulação, floculação e clarificação. A água clarificada passa por filtros multimedia e um sistema de osmose reversa.
Seu funcionamento básico consiste no bombeamento da água bruta proveniente do mar para um sistema de tanques onde ocorre a dosagem de químicos para a coagulação, floculação e clarificação da água. Esta água é enviada para um tanque de água clarificada de onde é bombeada para um filtro Multimedia constituído de leitos filtrantes de antracito, areia, granada e pedregulho.
Após passagem pelo Filtro Multimedia a água é encaminhada para a Osmose Reversa.
Imagem: Reditech
Leia também: Descarte de Efluentes
O permeado proveniente da Osmose será encaminhado para o Tanque de Água Permeada e o rejeito gerado será enviado para o Tanque de Efluente.
O permeado é bombeado para os trocadores de leito misto de onde se obtém a água desmineralizada que irá ser utilizada nas caldeiras da termelétrica.
Imagem: Reditech