Medidor de Vazão Calha Parshall
Trata-se de uma calha padronizada que é inserida em um canal aberto para acelerar localmente o fluxo e medir o nível num local apropriado para representar a vazão. Nestas calhas, o escoamento da água sofre uma contração, produzida pelas paredes laterais ou pela elevação do fundo do canal, ou ambos. Semelhante ao tubo Venturi, o medidor Parshall possui uma seção convergente (entrada), uma garganta, e uma seção divergente (saída). Suas dimensões são normatizadas (ASTM D1941:1991 / ISO 9826:1992) e o tamanho da calha a ser utilizada (gargantas de 1” à 144”) é definido em função da vazão a ser medida.
Vazões mínimas e máximas para selecionar corretamente o modelo de Calha PARSHALL
NORMAS INTERNACIONAIS QUE REGEM AS CHAMADAS PARSHALL
Quando o Dr. Parshall publicou seus estudos sobre o que viria a ser conhecido como o canal Parshall, ele originalmente o fez na publicação do Colorado Agricultural College: The Improved Venturi Flume.
Com o tempo, a versatilidade da calha Parshall fez com que ela fosse usada em diversas aplicações, incluindo distribuição de direitos de água, monitoramento de bacias hidrográficas e estações de tratamento de esgoto. A crescente aceitação da calha também viu uma série de investigações sobre os princípios de fluxo da calha, seu uso, aplicação, bem como extensões do design da calha para vazões maiores e menores.
Por muitos anos, o Manual de Medição de Água do Bureau of Reclamation, publicado pela primeira vez em 1953, e o USDA Circular No. 843, também publicado em 1953, serviram como fontes de referência para dimensões, características de fluxo e aplicação da calha Parshall.
Por fim, percebeu-se a necessidade de padronização da calha pelos órgãos de normalização técnica do mundo – ASTM e ISO. Como uma calha de garganta curta, é importante que as dimensões da calha sejam exatas (e padronizadas).
Em 1991, a ASTM padronizou a calha Parshall no método de teste padrão ASTM D1941-91 para medição de vazão de canal aberto de água com a calha Parshall
A ISO seguiu em 1992 com a ISO 9826:1992 Medição de Vazão de Líquidos em Canais Abertos – Calhas Parshall e SANIIRI.
Ao longo dos anos, tanto o padrão ASTM passou por várias revisões, principalmente em 1196, 2001, 2007 e 2013. O padrão ISO não havia sido atualizado desde sua publicação em setembro de 1992.