Sólidos Dissolvidos e Purificação De Água

Um nível de sólidos dissolvidos totais (TDS) muito alto ou muito baixo pode afetar a saúde, o meio ambiente e muito mais

Um nível de sólidos dissolvidos totais (TDS) muito alto ou muito baixo pode afetar a saúde, o meio ambiente e muito mais

 

solidos_dissolvidos

foto: O total de sólidos dissolvidos pode afetar a cor, o cheiro e o sabor da água. A maioria das substâncias dissolvidas não é prejudicial à saúde, mas pode levar os consumidores a pararem de beber ou usar a água, mesmo que seja segura.

 

A medida de “Total de Sólidos Dissolvidos” (TDS) é uma importante métrica geral de qualidade da água que se refere a todas as substâncias filtráveis ​​orgânicas e inorgânicas encontradas na água.

Conforme explicado pela Rede de Informação Sustentável da Área de Boulder:

[O Total de sólidos dissolvidos] é uma medida da quantidade de material dissolvido na água. Este material pode incluir o seguinte: carbonato, bicarbonato, cloreto, sulfato, fosfato, nitrato, cálcio, magnésio, sódio, íons orgânicos e outros íons. Um certo nível desses íons na água é necessário para a vida aquática. Mudanças nas concentrações de TDS podem ser prejudiciais porque a densidade da água determina o fluxo de água de e para as células de um organismo. No entanto, se as concentrações de TDS forem muito altas ou muito baixas, o crescimento da […] vida aquática pode ser limitado e pode causar morte.  

Determinação de TDS

O TDS é comumente testado com uma sonda de condutividade que detecta íons e, em seguida, os valores são derivados de forma diferente dependendo do uso para o qual a água se destina. Os testes gravimétricos também podem medir altas concentrações de TDS, mas eles perdem Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs), e determinados sólidos também podem ser medidos isoladamente.

Os sólidos podem chegar à água por meio de lixiviação e escoamento de fontes naturais, no caso de lodo e minerais, ou por meio de atividades humanas, no caso de esgoto e descarte de efluentes, escoamento urbano e agrícola e sais usados para descongelar estradas.

Água Potável

A maior parte da água potável, de acordo com os padrões secundários da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, contém uma média entre 200 e 300 mg/l de TDS. Água com TDS maior que 500 mg/l não é recomendada para consumo humano, pois grandes quantidades de TDS na água potável podem afetar negativamente a palatabilidade.

A segurança relativa da água depende de quais sólidos estão presentes, portanto, o TDS não é necessariamente uma medida da segurança da água potável; no entanto, o TDS geralmente afeta o sabor, o cheiro e a cor da água. A Organização Mundial da Saúde (OMS) quantificou o efeito dos níveis de TDS na estética da seguinte forma:

  • Excelente: <300 mg/l
  • Bom: 300-600 mg/l
  • Regular: 600-900 mg/l
  • Baixo: 900-1.200 mg/l
  • Inaceitável: > de 1.200 mg/l
  • Também inaceitável: extremamente baixo

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o TDS é considerado um “nível máximo de contaminante secundário”. Ou seja, a maioria das substâncias dissolvidas não prejudica a saúde, mas sua cor, cheiro e sabor podem levar o consumidor a parar de beber ou usar água, mesmo que seja segura. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) tem um padrão secundário de água potável para TDS de não mais que 500 mg/l.

Quantidades excessivas de alguns dos compostos dissolvidos na água também podem causar corrosão ou outros problemas nos sistemas de distribuição de água. Um exemplo claro está em ascensão, danificando canos, são os aquecedores de água e os eletrodomésticos.

Sólidos Dissolvidos em Ambientes Comerciais

A condutividade é uma qualidade métrica importante na fabricação, onde é necessária água com baixa condutância específica. A condutividade específica é uma medida dos íons presentes na água. Por exemplo, a grande quantidade de sal dissolvido na água afeta a condutividade da água e pode causar problemas de pureza para fabricantes de produtos farmacêuticos ou de alimentos e bebidas.

Muitos tratamentos de água estão disponíveis, incluindo floculação, filtração, tratamento biológico, osmose reversa (RO), dessalinização e aeração.

O alto conteúdo salino também pode tornar a água inadequada para irrigação agrícola e causar estragos no equipamento. Quer a fonte seja água do mar ou água subterrânea salobra, a linha NIROBOX™ da Fluence de unidades de osmose reversa compactas e inteligentes e os blocos de construção pré-projetados NIROFLEX filtram uma variedade de sólidos e dessalinizam água salobra ou do mar com tecnologia atualizada e hiper eficiente.

Quer o objetivo seja descarte ambiental benéfico, irrigação de plantações ou jardins, água de processo industrial ou água potável, a Fluence tem a tecnologia e décadas de experiência para alcançar a qualidade de água desejada.

Fonte: Fluence

Gostaria de obter mais informações? Favor enviar sua dúvida ou solicitação de orçamento através do formulário abaixo:

Gostaria de receber os informativos da DIGITAL WATER por e-mail?

9 + 7 =

Compartilhe esse conteúdo:

Siga-nos:

Parceiro de conteúdo

Digital Water

Digital Water

O DW Journal é uma fonte de notícias, artigos técnicos, estudos de caso e recursos científicos sobre o setor de águas, efluentes e meio ambiente. O DW Journal possui como missão, ser um impulsor de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que colaborem para o desenvolvimento do saneamento ambiental, buscando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Nossos cursos

DW Journal

Nossos Parceiros

veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions

Guia do Saneamento

Produtos

Conteúdos relacionados

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.