02 unidades de READYCULT® COLIFORMS 100
R$400,00
Readycult® – Coliformes 100
* Resultados rápidos
* Caixa com 20 flaconetes
* Pronto para uso
Disponível por encomenda
1. INTRODUÇÃO
O Readycult® – Coliformes 100 é um caldo de enriquecimento seletivo para a detecção simultânea de presença ou ausência e identificação de coliformes totais e E.coli no teste bacteriológico da água.
Esses testes foram revisados e aprovados pelo Escritório de Água Subterrânea e Água Potável da USEPA como método aceitável para monitorar coliformes totais e E.coli sob a Regra dos Coliformes Totais (40 CFR 141,21).
1. INFORMAÇÕES GERAIS
A caixa do Readycult® – Coliformes 100 contém 20 ampolas para testes (1 ampola para cada 100ml de amostra de água).
2. MODO DE AÇÃO
A alta qualidade nutricional das peptonas e o tampão fosfato incorporado na solução garantem o rápido crescimento de coliformes, enquanto o lauril sulfato inibe amplamente a flora acompanhante, especialmente as Gram-positivas. Para a detecção simultânea de E.coli e coliformes totais o Readycult® contém o substrato fluorogênico MUG e substrato cromogênico X-GAL que auxilia no crescimento dos mesmos.
A presença de coliformes totais é indicada quando o caldo apresentar uma coloração azul esverdeada e E.coli por uma cor azul sob luz ultravioleta.
3. COMPOSIÇÃO TÍPICA (g/L)
Readycult® – Coliformes 100
Tryptose ... 0,5
Cloreto de sódio ... 0,5
Sorbitol ... 0,1
Triptofano ... 0,1
Fosfato dipotássico ... 0,27
Fosfato monopotássico ... 0,2
Sulfato de sódio ... 0,01 X-GAL 0,008 MUG 0,005 IPTG 0,01
4. PREPARAÇÃO
a) Adicione 100 ml da amostra de água a um recipiente transparente estéril com tampa de rosca. Observação: use um recipiente de material que não seja auto-fluorescente, como por exemplo o vidro.
b) Antes de abrir, garanta que todo o seu conteúdo esteja na parte de baixo da ampola. Dobre o mesmo na parte superior até que ele se abra. Observação: não toque na abertura para evitar risco de contaminação.
c) Adicione o conteúdo à amostra de água. Selar o recipiente e agitar para dissolver os grânulos completamente.
d) O caldo preparado é límpido e amarelado. As condições de incubação são de 24 horas com temperatura de 35 a 37°C. Se incubado em temperatura ambiente (20 a 25°C) o tempo de incubação é prolongado para 48 horas.
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E AVALIAÇÃO
Interpretação dos resultados para a detecção de Coliformes Totais / E.coli:
a) Negativo: O meio continua claro após incubação de 24 horas. Se o meio apresentar turbidez após a incubação, o resultado ainda é negativo.
b) Coliformes totais: qualquer mudança da cor do caldo para azul esverdeado, mesmo se for na parte superior do caldo, define a presença de coliformes (reação X-GAL). Sem perder a coloração mesmo quando agitar. (β-D-Galactosidade positivo)
c) E.coli: Verifique se ocorre a fluorescência nos frascos com amostras de coloração azul esverdeada usando uma lâmpada UV de comprimento de onda de 366nm posicionada de frente ao frasco. A fluorescência azul clara confirma a presença de E.coli (Reação MUG). Não são necessárias outras etapas de confirmação ou verificação. Observação: Proteja seus olhos da luz ultravioleta direta.
d) Opcional: é uma possível verificação opcional de E.coli de fluorescência positiva com o Readycult® (reação indol). Adicionar ao caldo já preparado 2,5 ml de reagente KOVAC’s. A formação de um anel vermelho confirma a presença de E.coli. Esta etapa não é obrigatória para a confirmação de E.coli.
6. ARMAZENAMENTO
Caso a amostra seja armazenada a 25°C, a análise do resultado deve ser iniciada dentro de 6 horas. Excepcionalmente, a amostra pode ser armazenada em temperatura de refrigeração de 2 a 8°C por até 24 horas.
Armazenar a ampola em local seco a 15°C a 25°C. Se armazenado nas condições recomendadas, a ampola fechada tem um prazo de validade de 3 anos após o dia de produção (consulte a data de validade no rótulo).