Parâmetro físico de qualidade : cor da água

A cor da água é produzida pela reflexão da luz em partículas minúsculas de dimensões inferior a 1 µm – denominadas coloides – finamente dispersas, de origem orgânica (ácidos húmicos e fúlvicos) ou mineral (resíduos industriais, compostos de ferro e manganês).

A cor da água é produzida pela reflexão da luz em partículas minúsculas de dimensões inferior a 1 µm – denominadas coloides – finamente dispersas, de origem orgânica (ácidos húmicos e fúlvicos) ou mineral (resíduos industriais, compostos de ferro e manganês).

Corpos d’água de cores naturalmente escuras são encontrados em regiões ricas em vegetação, em decorrência da maior produção de ácidos húmicos. Um exemplo internacionalmente conhecido é o do Rio Negro, afluente do Rio Amazonas, cujo nome faz referência à sua cor escura, causada pela presença de produtos de decomposição da vegetação e pigmentos de origem bacteriana (Chromobacterium violaceum).

Rios de Águas brancas

Os rios de águas brancas possuem alta turbidez, são ricos em nutrientes, íons dissolvidos e sedimentos, além de apresentarem pH mais básico. Essas características devem-se à erosão e, entre outros fatores, à forte declividade nas cabeceiras desses rios localizadas na porção Andina. São exemplos de rios de águas brancas os rios Solimões, Madeira, Juruá e Purus (ANA, 2005a).

Rios de Águas pretas

Os rios de águas pretas apresentam uma coloração escura devido à presença de substâncias orgânicas dissolvidas, possuem pH ácido, baixa carga de sedimentos e baixa concentração de cálcio e magnésio. As propriedades químicas dessas águas são determinadas pelos solos arenosos e pela Campinarana – vegetação característica que ocorre nas nascentes dos rios. O principal exemplo de rio de águas pretas é o rio Negro.

A determinação da intensidade da cor da água é feita comparando-se a amostra com um padrão de cobalto-platina, sendo o resultado fornecido em unidades de cor, também chamadas uH (unidade Hazen). As águas naturais apresentam, em geral, intensidades de cor variando de 0 a 200 unidades. Valores inferiores a dez unidades são dificilmente perceptíveis.

Cloração de Águas Coloridas

A cloração de águas coloridas com a finalidade de abastecimento doméstico pode gerar produtos potencialmente cancerígenos (trihalometanos), derivados da complexação do cloro com a matéria orgânica em solução. Para efeito de caracterização de águas para abastecimento, distingue-se a cor aparente, na qual se consideram as partículas suspensas, da cor verdadeira. A determinação da segunda realiza-se após centrifugação da amostra.

Para atender o padrão de potabilidade, a água deve apresentar intensidade de cor de água aparente inferior a cinco unidades.

MÉTODO DE DETERMINAÇÃO TRADICIONAL

Método de Comparação visual

Material necessário

a) tubos de Nessler forma alta de 50 mL;

b) suporte de madeira;

c) solução-padrão de Cloroplatinato de Potássio (500 Unidades de Cor).

Técnica

a) preparar padrões de cor na faixa de 5 a 50 unidades de cor, medindo 0,5; 1,0; 1,5; 2,0; 2,5; 3,0; 3,5; 4,0; 4,5; 5,0; 6,0 e 7,0 mL da solução-padrão (500 unidades de cor) e colocar em tubos de Nessler de 50 mL;

b) diluir com água destilada até a marca de 50 mL;

c) medir 50 mL da amostra em outro tubo de Nessler e comparar com os padrões.

Conheça o colorímetro digital – Checker – para determinação de cor da água | Metodologia simples e de baixo custo.

RESULTADO

O resultado é expresso em unidades de cor ou unidade Hazen (uH).

Notas:

1. A comparação deverá ser feita olhando os tubos verticalmente contra um fundo branco.

2. Proteger os padrões contra evaporação e poeira.

3. Quando a cor da amostra for maior do que 70 unidades, fazer diluição até que se obtenha resultado dentro da faixa coberta pelos padrões. Neste caso, o resultado deve ser multiplicado pelo fator de diluição.

4. uH é a unidade de escala de Hazen (platina-cobalto, mgPt-Co/L).

Referência: Manual de Controle da Qualidade da Água para Técnicos que Trabalham em ETAS / Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde. (Funasa) e Manual Prático de Análise de Água / Funasa 4. Ed.

Possua resultados precisos de testes de cor da água com esse simples colorímetro portátil. Operação em um botão faz com que obtenha resultados de maneira simples.

ANALISADOR DE COR DE ÁGUA (FAIXA 0 – 500 PCU) – COLORÍMETRO DIGITAL (mais informações – clique aqui para adquirir esse analisador )

Compartilhe esse conteúdo:

Siga-nos:

Parceiro de conteúdo

Digital Water

Digital Water

O DW Journal é uma fonte de notícias, artigos técnicos, estudos de caso e recursos científicos sobre o setor de águas, efluentes e meio ambiente. O DW Journal possui como missão, ser um impulsor de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que colaborem para o desenvolvimento do saneamento ambiental, buscando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Nossos cursos

DW Journal

Nossos Parceiros

veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions
veolia_water_technologies_solutions

Guia do Saneamento

Produtos

Conteúdos relacionados

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.