O fósforo é um elemento químico que não é encontrado nativamente na natureza, devido à sua reatividade, que oxida espontaneamente em contato com o oxigênio, em um fenômeno conhecido como fosforescência, mas faz parte de inúmeros minerais. Seus compostos intervêm em funções vitais para os seres vivos e é considerado um elemento químico essencial. No entanto, em grandes quantidades, provoca o crescimento de algas e plantas aquáticas em águas residuais, dificultando o tratamento.
Por outro lado, anteriormente chamado de azoe, o nitrogênio é o membro mais leve do grupo 15 da tabela periódica, muitas vezes chamado de pnicogênio.
É um elemento comum no universo, estimado em cerca de sétimo em abundância total na Via Láctea e no Sistema Solar. Em condições normais,geralmente forma um gás diatômico, o dinitrogênio, que compõe cerca de 78% da atmosfera. Sua presença em aminoácidos e ácidos nucleicos DNA e RNA) estabelece-o como o quarto elemento mais abundante no corpo humano.
A obtenção de amônia é fundamental para a fabricação de fertilizantes. Quando forma uma ligação tripla, sua força é tal que permite que ele seja um elemento-chave em compostos como Kevlar para tecidos de alta resistência) ou super cola, bem como muitas drogas. Essa mesma força dificulta a remoção quando no esgoto.