A água é um recurso essencial para sustentar a base de todas as vidas na Terra. No entanto, a disponibilidade de água doce em quantidade relativamente pequena apresenta inúmeros desafios, pois é fundamental atender aos requisitos básicos individuais, agrícolas e ambientais.
- Quase 2,7 bilhões de pessoas sofrem com a escassez de água por pelo menos um mês anualmente, enquanto cerca de 1,1 bilhão no mundo não têm acesso à água.
- 2,4 bilhões de pessoas, devido à falta de saneamento adequado, estão expostas a doenças como febre tifoide, cólera e outras doenças transmitidas pela água.
- 2 milhões de pessoas, principalmente crianças, morrem de doenças diarreicas anualmente.
Imagem: Water Online
Estimativas assustadoras sobre a escassez de água em todo o mundo, apresentaram uma necessidade urgente em introduzir tecnologias eficientes de tratamento de efluentes e soluções. Uma delas é o uso de ozônio em instalações de tratamento e purificação de água para oxidar a água e eliminar contaminantes como vírus, bactérias e metais.
A principal razão pela qual a injeção de ozônio é considerada uma forma eficaz de tratar e purificar a água é que, ao contrário do cloro, ela não deixa subprodutos tóxicos no meio ambiente ou na água. Estudos afirmam que o ozônio purifica a água 3.000 vezes mais rápido que o cloro. Sua crescente disponibilidade como um dos mais fortes e rápidos desinfetantes e oxidantes comercialmente disponíveis para tratamento de água redefinirá as tendências do mercado de geradores de ozônio nos próximos anos.
Tratamento de efluentes criando amplas perspectivas de crescimento para o mercado de geradores de ozônio
- 44% dos efluentes domésticos em todo o mundo não são tratados com segurança.
Com o crescimento consistente da população global, a rápida urbanização, o desenvolvimento econômico e a degradação dos ambientes naturais, garantir que todos tenham acesso ao abastecimento de água seguro e suficiente está se tornando cada vez mais desafiador.
De acordo com as estatísticas do ONU – Habitat
- A parcela da população que vive em cidades em todo o mundo registrou o dobro de crescimento, atingindo cerca de 50% em 2020, contra 25% em 1950.
- O número de cidades em economias de baixa e alta renda aumentará entre 76% e 20% entre 2020 e 2070.
Esses cenários avassaladores, lançam luz sobre o fato de que a poluição das águas residuais continua entre os maiores desafios que o mundo enfrenta hoje e como essa água poluída e não tratada representa um grave perigo para a saúde humana e para o ecossistema. Uma parte importante da solução reside na redução dos níveis de poluição e na melhoria da forma como as águas residuais são gerenciadas.
Para esse fim, vários formuladores de políticas globais têm tomado as iniciativas necessárias e empreendido vários projetos com foco na mitigação da escassez de água e no gerenciamento adequado das águas residuais. Por exemplo, por meio da Iniciativa Global de Águas Residuais, o Programa Ambiental das Nações Unidas (PNUMA) tem colaborado com governos, partes interessadas e parceiros para garantir o gerenciamento sustentável de águas residuais e o fornecimento de saneamento em todo o mundo.
P&D e inovações para redefinir a dinâmica no mercado de geradores de ozônio
Embora os fabricantes de geradores de ozônio o promovam como um método eficaz para eliminar odores e poluição do ar interno, o ozônio está associado a efeitos adversos à saúde. As provas científicas disponível indicam que as concentrações de ozônio que são seguras para respirar são rebuscadas para serem eficazes na prevenção da poluição do ar interior em recintos fechados. Tais evidências podem dificultar a trajetória de vendas do produto durante o período de projeção.
Em contraste, em agosto de 2020, pesquisadores da Fujita Health University afirmaram que a baixa concentração de ozônio (0,05 a 0,1 ppm) pode neutralizar as partículas de coronavírus e é inofensiva para os seres humanos. Isso potencialmente ajudou os hospitais a desinfetar salas de exame e áreas de espera, fomentando ainda mais a demanda por geradores de ozônio.
Dito isto, as principais empresas que operam neste ramo têm aproveitado tecnologias avançadas e lançado novos produtos. Espera-se que a estratégia os ajude a ganhar uma posição forte e permanecer competitivo no mercado de geradores de ozônio.
Por exemplo, em março de 2021, a Suez Water Technologies & Solutions apresentou o Ozonia L, sua mais recente linha de geradores de ozônio de grande capacidade. A linha de produtos, com tamanho compacto, oferece produção de ozônio em larga escala, otimização do sistema em tempo real e uma nova interface habilitada para web.
Com esses cenários otimistas e regulamentações governamentais rígidas em relação ao gerenciamento de efluentes em várias economias, o mercado de geradores de ozônio deve testemunhar brevemente um notável crescimento.
Referência: https://www.gminsights.com/industry-analysis/ozone-generator-market
Fonte:
Autor: Vijay Ovhal
Fonte: Water Online
Adaptado por Digital Water