A Saneago está selecionando propriedades rurais interessadas em utilizar o lodo de esgoto tratado (biossólido), como condicionador de solo, nos seguintes municípios: Itumbiara, Morrinhos, Quirinópolis, Santo Antônio do Descoberto, São Luís de Montes Belos e Valparaíso de Goiás. Para receber a doação, o proprietário rural deve encaminhar um e-mail para p-ggr@saneago.com.br, acompanhado de formulário preenchido, e o prazo para manifestação de interesse é até o dia 10 de fevereiro de 2023.
Após o cadastro do produtor rural interessado, conforme critérios estabelecidos em Instrução Normativa, a Saneago entrará em contato com os aptos a serem beneficiados pelo programa. Então, será realizada visita técnica na propriedade e elaborado projeto agronômico para aplicação.
Biossólido
O lodo de esgoto é rico em matéria orgânica e em nutrientes e, após passar por tratamento adequado, passa a ser chamado de biossólido. Esse material serve como condicionador de solo e é capaz de recuperar sua fertilidade. Trata-se de uma alternativa sustentável de destinação dos resíduos, podendo beneficiar áreas rurais e urbanas que precisam de recuperação.
A utilização do biossólido é apropriada para culturas como soja, milho, trigo, pastagem e para reflorestamento – não sendo indicada apenas para hortaliças ou outras culturas cujas partes comestíveis têm contato direto com o solo.
Fonte: Saneago
Leia também: Otimizando a remoção de nitrogênio em efluentes