Os estudos de viabilidade econômica tradicionais tendem a se concentrar exclusivamente nos custos internos, perdendo muito do valor que o reúso da água traz para a mesa
Os estudos de viabilidade econômica geralmente decidem o destino dos projetos de reutilização de água , mas os métodos de avaliação geralmente pesam os custos internos, como requisitos de distribuição e tratamento, muito mais do que os benefícios externos, como impacto ambiental e aumento do turismo. Como resultado, muitos projetos de reutilização de água propostos recebem avaliações negativas, marginais ou mornas imprecisas, quando claramente criariam um benefício econômico que superaria em muito o investimento.
Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Valência e da Pontifica Universidad Católica de Chile estabeleceu uma metodologia teórica, que incluiu impactos econômicos internos e externos, e a aplicou a 13 projetos de reutilização de águas residuais em Valência, Espanha .
A equipe de pesquisa descobriu que, quando apenas os benefícios internos foram considerados nessas análises de custo-benefício, apenas uma parte dos projetos foi considerada economicamente viável. No entanto, quando os benefícios externos foram incluídos, todos os 13 foram considerados economicamente viáveis. A equipe concluiu que as avaliações de viabilidade econômica para projetos de reúso de água devem considerar o benefício ambiental e a disponibilidade de recursos, bem como os benefícios econômicos.
Benefícios ambientais positivos da reutilização de água
Outro estudo recente de Palermo, Itália, examinou a metodologia de análise de custo-benefício para projetos de reúso de água . A equipe de pesquisa identificou uma série de benefícios de reutilização de águas residuais:
Além dos benefícios associados ao aumento da disponibilidade de água para irrigação, os projetos de reúso de água urbana também podem trazer impactos ambientais positivos, pois contribuem para a melhoria da qualidade da água dos corpos receptores por meio do desvio de esgoto de seu escoamento. Isso representa uma situação típica em que todos ganham, em que sinergias significativas podem ser alcançadas entre o setor urbano e agrícola e o meio ambiente.
A equipe de pesquisa se concentrou em um projeto de reutilização de águas residuais em Puglia, no sul da Itália. A área costeira tem visto um aumento na atividade recreativa centrada em uma faixa de praia. Uma estação de tratamento de águas residuais próxima recupera as águas residuais para irrigação em vez de despejá-las no oceano, onde a poluição poderia limitar a atividade na praia.
Nesse cenário, a equipe descobriu que uma análise de custo-benefício que ignora os benefícios do não uso – como o gozo estético de água mais limpa no trecho de praia recuperado – irá incorretamente considerar o projeto insustentável. Incorporar os benefícios da praia recuperada na análise de custo-benefício fez pender a balança de forma decisiva a favor do projeto.
Caso a caso
O estudo reconhece que a maioria dos benefícios da reutilização são específicos do local e do contexto. Estruturas regulatórias locais, custos de água e disponibilidade de água são geralmente considerados ao decidir a viabilidade de um projeto de reuso de água, mas os benefícios ambientais raramente são quantificados.
Outro estudo da Ardhi University e do Instituto Africano Nelson Mandela de Ciência e Tecnologia na Tanzânia constatou:
[T] aqui não há uma maneira universal que possa se adequar a todos os casos devido à diferença nas circunstâncias locais. O principal desafio está na […] avaliação abrangente e valorização dos benefícios ambientais.
Os pesquisadores identificaram os benefícios da reutilização de águas residuais principalmente relacionados aos recursos naturais recuperados, melhoria da produção na agricultura e meio ambiente.
Quando a reutilização de água é viável?
A reutilização da água é claramente vantajosa em um número crescente de cenários. Por exemplo, em pequenos estados insulares em desenvolvimento (SIDS) no Caribe, praias imaculadas trazem dólares para o turismo. A água de irrigação geralmente é escassa e 85% das águas residuais são despejadas no Caribe sem tratamento. Nesses casos, fica claro que a reutilização provavelmente será economicamente sustentável. E agora, com estações menores de tratamento de águas residuais descentralizadas , como o Aspiral ™ da Fluence , a reutilização local está muito mais acessível do que nunca.
É hora de ampliar as análises de custo-benefício para considerar o verdadeiro escopo dos benefícios do reúso de água. Pesquisadores reforçam a ideia de que não faz mais sentido descartar água após o primeiro uso.
Entre em contato com a Fluence para saber mais sobre como fazer cada gota de água contar – mais de uma vez.