À medida que as conversas da indústria sobre emissões de carbono, descarbonização e mudanças climáticas avançam, as discussões sobre o uso industrial da água estão se tornando mais intensas. A indústria pesada é uma grande consumidora de água, respondendo por cerca de 20% do consumo global total de água (1), uma porcentagem que deverá aumentar nas próximas décadas.
A escassez de água nessas áreas forçará a adaptação da indústria
Especialistas estão alertando que a escassez de água pode se tornar uma situação normal (3) no futuro, possivelmente nas próximas décadas. Elas provavelmente afetarão empresas e consumidores em todo o mundo, especialmente em regiões onde a seca e os baixos níveis de chuva já são o padrão.
Mudanças nos padrões meteorológicos, climáticos e aumento da demanda do consumidor contribuíram para os problemas de oferta e demanda de água. Combinados com novas regulamentações ambientais, esses problemas podem em breve limitar a capacidade da indústria pesada de acessar a água.
Analistas de algumas das maiores empresas mundiais já estão desenvolvendo planos de ação(4) para um mundo onde o acesso à água é menos confiável. Especialistas da indústria em setores que vão da agricultura à produção de energia também estão criando conteúdo informativo sobre o consumo de água da indústria(5), tratamento e reúso.
Todas as empresas, independentemente do tamanho, devem planejar agora para se tornarem mais resilientes e se prepararem para a escassez de água e secas no futuro. Os profissionais de água também podem aprender mais sobre reutilização para construir uma base de conhecimento que pode ajudar suas organizações e clientes a agir.
Esses são três métodos que os profissionais das indústrias de água e esgoto usam para aumentar o reúso, diminuir o consumo e tornar as instalações mais eficientes. Essas estratégias podem ajudar as empresas a reduzir o consumo de água em 20% a 50% ou até mais.
Por exemplo, os sistemas de reúso, em oposição aos sistemas de limpeza no local “(clean-in-place (CIP)” de uso único são populares há muito tempo no setor de alimentos e bebidas(6). Eles permitem que as instalações limpem os equipamentos de acordo com os padrões da indústria e regulamentos federais, ao mesmo tempo em que melhoram a eficiência hídrica do local. Esses sistemas limpam os equipamentos sem exigir sua desmontagem.
Em muitos sistemas, a água do enxágue final será recirculada, transportando calor e produtos químicos de limpeza que podem torná-lo mais eficaz como a pré-lavagem de outros equipamentos no local. A água captada também pode ser usada para operações de limpeza fora do local que exigem a desmontagem de máquinas.
Por outro lado, os sistemas clean-in-place (CIP) de uso único podem capturar a água de lavagem usada, mas não a reutilizam na limpeza. Em vez disso, ele será imediatamente integrado aos sistemas de tratamento de efluentes da instalação.
Reutilizar os sistemas CIP podem facilitar a recaptura e o uso da água de lavagem em qualquer instalação onde o equipamento deva ser limpo regularmente. Da mesma forma, encontrar maneiras de fechar o ciclo nos sistemas existentes pode agilizar e simplificar o uso da água industrial.
A Descarga Líquida Zero (ZLD) é uma abordagem de engenharia para tratamento de água(7) que visa recapturar toda a água do local e reduzir contaminantes a resíduos sólidos. Idealmente, a prática elimina a saída de resíduos líquidos de uma planta, garantindo que a água que entra na instalação permaneça em circulação pelo maior tempo possível.
Esses sistemas são frequentemente considerados uma alternativa ou atualização para estratégias de tratamento mais convencionais no local, como piscinas de filtração, que podem perder água devido à evaporação ou filtração incompleta de fluxos de efluentes.
A abordagem pode consumir muita energia e tempo na implementação, mas o avanço da tecnologia tornou o ZLD muito mais prático. Por exemplo, as instalações modernas que buscam o ZLD normalmente usam filtração de osmose reversa no lugar da filtragem térmica ou de evaporação. Isso reduz a quantidade de energia e dinheiro necessários para atingir o ZLD.
Em instalações e locais mais antigos onde a manutenção de rotina foi negligenciada, o envelhecimento dos equipamentos e infraestrutura hídrica podem aumentar significativamente as perdas e o desperdício. Mesmo os equipamentos instalados há apenas 10 anos podem ser consideravelmente menos eficientes do que as alternativas modernas.
Antes de recomendar a instalação de novos sistemas e atualizações, realizar uma auditoria para identificar onde a instalação pode estar perdendo água é uma estratégia eficaz para profissionais que trabalham em instalações mais antigas.
O planejamento de vazamentos e falhas de equipamentos também pode ajudar as empresas a controlar o consumo de água.
As crescentes preocupações com a escassez de água significam que as indústrias estão levando o consumo mais a sério. Os profissionais de água devem estar cientes das estratégias existentes para reduzir o desperdício e as medidas que podem tomar para ajudar as instalações a reduzir o consumo.
Sistemas de circuito fechado construídos para recuperar água, abordagens avançadas de ZLD e até mesmo manutenção de rotina podem ajudar as empresas a recapturar e reutilizar a água do local com maior eficiência.
Referências
- Boretti, A and Rosa, L. (2019, July 13). Reassessing the projections of the World Water Development Report. npj Clean Water. https://www.nature.com/articles/s41545-019-0039-9
- Metz, S. (2021, April 19). US West Prepares for Possible 1st Water Shortage Declaration. Associated Press. https://www.usnews.com/news/politics/articles/2021-04-17/us-west-prepares-for-possible-1st-water-shortage-declaration
- Newton, E. (2018, May 17). Reasons Why We Need to Prevent Water Scarcity. https://revolutionized.com/prevent-water-scarcity/
- Meredith, S. (2021, June 29). Why some of the world’s biggest companies are increasingly worried about water scarcity. CNBC. https://www.cnbc.com/2021/06/29/water-scarcity-why-some-of-the-worlds-biggest-companies-are-worried.html
- Herold, N. How Sustainable Water Purification Solutions Power the Energy Sector. MECO. https://www.meco.com/how-sustainable-water-solutions-power-the-energy-sector-2/
- O’Halloran, S. (2013, November 12). Improve your operating costs and increase efficiencies with reuse clean-in-place. https://www.foodengineeringmag.com/articles/91546-improve-your-operating-costs-and-increase-efficiencies-with-reuse-clean-in-place
- Tong, T and Elimelech, M. (2016, June 8). The Global Rise of Zero Liquid Discharge for Wastewater Management: Drivers, Technologies, and Future Directions. https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.est.6b01000
Autora: Emily Newton
Fonte: Water Online
Adaptado por Digital Water